top of page
Foto do escritor: Elisabete RamiroElisabete Ramiro

Sabia que Santos foi pioneira no transporte de bondes no Brasil?

Em 1871, a cidade lançou seu primeiro bonde puxado por burros, ligando a Vila Mathias à Barra do Boqueirão. Esse sistema funcionou por 100 anos, deixando memórias afetivas inesquecíveis!

— A inauguração do Primeiro Bonde Elétrico em Santos.



Em 1909, Santos viu seus primeiros bondes elétricos!

A primeira linha de passageiros, inaugurada em 1875, ligava Santos a São Vicente. Esses bondes impulsionaram o crescimento econômico da cidade, transportando milhões de passageiros ao longo dos anos. — O Renascimento dos Bondes em Santos. Após anos de descanso, os bondes de Santos renasceram como uma atração turística em 2000!

A Linha Turística do Centro Histórico já levou mais de 1,8 milhão de passageiros, revivendo memórias e conectando gerações. Todos os bondes foram restaurados pela equipe da CET, garantindo que esse pedaço da história continue vivo. Visite o Museu Internacional Vivo dos Bondes e explore um acervo fascinante de veículos históricos.

— A Baixada Santista em breve pode ganhar um novo modal de transporte.

Novas linhas de trem que vão interligar o litoral de São Paulo, Vale do Ribeira e a capital. Entre eles, o Trem Intercidades (TIC), que ligaria São Paulo ao Valongo, em Santos, com a composição descendo do planalto em direção a Mongaguá. A ideia é que o veículo, após chegar à Baixada, siga para o Valongo por meio da antiga estrada Santos/Cajati, que fica próxima à Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. Um dos principais destaques é a revitalização da área do Cais do Valongo, em Santos, com a implementação de um circuito ferroviário que liga o Museu Ferroviário local. O projeto visa a integração com o Trem Intercidades, proporcionando um acesso mais fácil aos turistas que vêm de São Paulo. — Trem Santos-Cajati. Este projeto ferroviário turístico de 198 km percorre o Vale do Ribeira, uma região de Mata Atlântica preservada. O trem tem potencial de atender tanto à demanda turística quanto ao transporte regular, conectando as cidades ao longo da rota e oferecendo uma imersão na natureza. O trem partiria de Santos e seguiria pela antiga ferrovia Santos-Cajati, passando por diversas cidades do litoral sul, como Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, antes de adentrar o Vale do Ribeira. (Foto meramente ilustrativa).

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page